Guia de como montar um PC: Escolhendo as peças — Placa de vídeo

Guia de como montar um PC: Escolhendo as peças — Placa de vídeo

Nota: Esta é uma parte do “Guia de Como Montar um PC”, intencionado para auxiliar a criação de builds de PC de acordo com a necessidade do usuário. Será publicado periodicamente aqui no CraftMyBox para no final ser compilado e adicionado como guia principal da página Montar PC.

Escolher a placa de vídeo não deve ser uma tarefa difícil, basicamente deve-se determinar um valor máximo e escolher a placa com melhor desempenho. Claro que para uso básico (internet, redes sociais, Youtube, Netflix, etc.) não é necessário uma placa de vídeo. Caso você tenha escolhido um processador com gráficos integrados ou uma APU isso já é suficiente 😉

AMD ou NVídia

A verdade é que essa pergunta não importa muito — é basicamente o mesmo de “Windows vs Mac” ou “Desktop vs Laptops”, vai muito de gosto individual. Elas possuem sim diferenças no hardware e podem dar diferentes resultados em aplicações / jogos diferentes. Mas no geral, ambas são ótimas. Se a placa cabe no seu bolso, e os reviews dela são bons, então não tenha receio!

Chipset

O chipset da placa é o que determina a potência e capacidade dela, e aqui nós iremos categorizar os chipsets atuais em três níveis: Básico, Intermediário e Alto — e falar um pouco sobre eles.

Básico

Placas de vídeo básicas e ainda assim muito boas são as AMD RX 460, AMD R7 360 e NVidia GTX 1050/Ti, dentre elas a GTX 1050 é a com maior desempenho, também oferecendo versões Ti que são ainda mais potentes. Essas placas rodam jogos atuais em 1080p e 30fps+ em configuração média tranquilamente.

Intermediário

No meio termo nós temos as AMD RX 470, AMD RX 480 e NVidia GTX 1060, a diferença entre a GTX 1060 e RX 480 é quase inexistente. Elas rodam jogos atuais em 1080p e 60fps em configurações média-alta, também são boas para design gráfico.

Alto

Para opções mais potentes nós temos as NVidia GTX 1070 e NVidia GTX 1080/Ti, dessas você provavelmente já sabe qual é a melhor :). As GTX 1070 são ótimas para telas de 1080p, e as GTX 1080 (ou Ti) são necessárias caso tenha a tela (monitor) maior (1440p ou 4k), elas pegam 60fps ou mais em configurações alta-ultra. E claro que elas também são ótimas para design gráfico.

Memória e Clock

Você verá muitas placas de mesmo chipset com memória e clock diferentes — entre duas placas de mesmo chipset, uma com mais memória e mais clock que a outra, claro que ela seria mais um pouco mais rápida. Porém eles não são mais importantes que o chipset da placa, são para usuários mais avançados que gostam do “ajuste fino”.

A memória é importante para ativar maior números de features nos games ou o buffer de renderização de um vetor, por exemplo. Porém podemos adicionar um cap — para 1080p, 4GB são suficientes. Mais que isso teria mais uso para resoluções maiores. Algumas também diferenciam do tipo da memória, GDDR5 por exemplo é melhor que GDDR3.

SLI / CrossFire

Devo comprar duas placas mais baratas ao invés de apenas uma mais potente?

Não. A vantagem maior seria se já tivesse uma placa mais modesta, e gostaria de um upgrade. O suporte para SLI / Crossfire em muitos jogos não é otimizado e muitas vezes os jogos dão muito erros ou nem suportam.

Portas de Saída

A porta mais comum hoje em dia é a DVI, muitas placas possuem duas delas, para quem gostaria de ligar dois monitores. Existem outras portas como a HDMI e DisplayPort — algumas diferenças entre as portas de saída:

  • DVI single-link: suporta até 1080p (60hz)
  • DVI dual-link: suporta até 2560×1600 (144hz)
  • HDMI 1.4: 1080p (144hz) / 4k (30hz)
  • HDMI 2.0: 1440p (120hz) / 4k (60hz)
  • DisplayPort 1.2: 1080p (144hz) / 4k (60hz)
  • DisplayPort 1.3: 4k (120hz) / 8k (60hz)

Tamanho da placa, TDP, Interface e Conectores da Fonte

Quando compramos uma placa de vídeo, devemos saber:

  • Se ela vai caber no gabinete
  • Se a potência da fonte vai ser suficiente
  • Se a fonte possui os cabos de energia necessários
  • Se a placa-mãe é compatível

Sorte sua que o CraftMyBox já faz tudo isso para você 😉

Resumo

Referências

PCMag
Pangoly
Logical Increments
Avadirect