A importância do TDP na hora de montar um PC

A importância do TDP na hora de montar um PC

O que é TDP? O TDP (Thermal Design Power), às vezes chamado de Thermal Design Point, e em português Energia Térmica de Projeto, representa a quantidade máxima de energia em que um sistema refrigerado de um computador necessita dissipar.

Diferentes peças podem ter TDPs muito diferentes. Um exemplo comum é a diferença entre um processador ARM moderno projetado para smartphones e um processador de desktop projetado para PCs domésticos e de escritório.

Os processadores Snapdragon encontrados em alguns smartphones de hoje informam ter TDPs de 0,5 a 1 watt, enquanto um Core i5-2500 possui um TDP de 95 watts. Essa é uma diferença enorme, e representa a diferença no consumo de energia e desempenho de cada parte.

As GPUs modernas têm TDPs ainda mais altos, com algumas partes informando um TDP de mais de 225 watts. Isso não significa que a parte estará consumindo muito o tempo todo, mas isso significa que os engenheiros que projetaram a peça consideram possível que esse nível de consumo tenha que ser dissipado por um período de tempo relativamente alto.

É importante lembrarmos que o TDP não é um indicador preciso de consumo de energia ou desempenho, mas sim uma orientação de engenharia, para que não tenhamos problemas de superaquecimento.

E qual a importância de entender sobre TDP na hora de montar um computador?

Se você consegue avaliar o TDP de uma peça, você consegue olhar para a Energia Térmica de Projeto e isso pode te dizer muito sobre os pontos fortes e fracos dessa peça. Um bom exemplo é atualmente a linha Core da Intel de processadores móveis. Ao examinar a lista de processadores você notará que partes como o Core i5-2540M têm TDP de 35W, enquanto o Core i5-2557M tem um TDP de 17W.

Isso indica que o Core i5-2557M foi projetado para usar menos energia do que o Core i5-2540M. Uma vez que é baseado na mesma arquitetura, isso também significa que ele irá fornecer um pior desempenho, mas melhorar a vida útil da bateria. Se você está procurando um laptop portátil, o Core i5-2557M seria melhor. Se você se preocupa com o desempenho, o Core i5-2540M é ideal.

Aqui no CraftMyBox, fazemos o cálculo do TDP para você conforme é adicionado as peças na build. Essa funcionalidade é muito importante, pois dessa forma você consegue ter uma base de quantos watts (W) a sua fonte deverá ter. Recomendamos sempre ter uma margem a mais na potência da fonte.

Exemplo: monto um PC e o CMB me informa que o pc está com 400W de TDP, dessa forma, recomendamos uma fonte de 500W por “garantia”. Problema por superaquecimento é muito ruim e pode arruinar o seu PC, tendo problemas com travamentos, desligamentos inesperados e até queima da fonte.

O que acontece se você colocar uma fonte de 200W com uma GTX 1080 D:

Dessa forma, o TDP é uma das várias estatísticas importantes que podem ajudá-lo a eliminar o desempenho e a eficiência energética de um novo processador e placa de vídeo. Embora nada possa substituir o benchmarking, saber o TDP de uma peça (assim como sua arquitetura e velocidade de clock), ajudará você a ter uma estimativa sobre como uma nova peça será executada.

Referências:

makeuseof