Utilizamos cookies para análise e monitoramento de informações para melhorar o site e sua experiência, assim como cookies de publicidade para mostrar anúncios direcionados. Você pode alterar essa escolha a qualquer momento. Leia mais.

Blog

Dicas de como escolher uma placa mãe para o PC gamer.

Por Daiane em 30 de novembro de 2020 às 09:52

Como escolher uma placa mãe pode ser mais burocrático do que parece. Isso porque todos os itens que passam por ela fazem com que o hardware funcione. Dessa forma, possui funções complexas e que devem ser analisadas com o máximo de atenção.

Portanto, na hora de montar um computador, você deverá analisar fatores divergentes, especialmente quando se trata de necessidade e uso. Sendo assim, não sofrerá com perda de tempo ou dinheiro. Observe abaixo a lista dos principais aspectos a serem considerados na hora de comprar uma:

Como escolher uma placa mãe para o PC gamer? Dicas.

1- Tamanho

Será que ela vai se encaixar no gabinete que você tem disponível? De nada adiantaria escolher uma opção que não possui o tamanho adequado e fique muito grande.

Mas, não precisa se preocupar muito com estes aspectos. Resumidamente, vários produtores já adotaram medidas mundiais e que contribuem bastante para a sua escolha. As opções mais comuns são:

  • ATX (30,5 cm x 24,4 cm)
  • Mini ATX (15 cm x 15 cm)
  • Micro ATX (24,4 cm x 24,4 cm)
Como escolher uma placa mãe para o PC gamer? Dicas.

2- Analisando o processador

Como sabemos, todos os itens de um PC Gamer são instalados nesta peça. Portanto, saber como escolher uma placa mãe adequada pode ser crucial. Dependendo, eles podem ter algumas limitações conhecidas como soquetes.

Imagine que investiu um bom dinheiro no processador e na placa mãe e eles não são compatíveis? Simplesmente não irão funcionar. Como exemplo temos a marca Intel e o soquete LGA1150. Precisam ser compatíveis com ele para que funcionem do modo desejado.

3- Cuidado com a memória Ram

É necessário já ter em mente o que deseja em quesito de memória Ram. Quanto mais atual for a sua memória, mais atual deverá ser sua placa. Já existem as opções de DDR4 que são melhores que a DDR3. Entretanto, para ter acesso a essa opção, deve-se desembolsar um pouco mais.

Outro fator necessário é analisar quantos slots para memória ela possui. São as memórias que podem salvar dados e deixar o game ainda mais potente. É fato que jogar Habbo é muito diferente de investir em CyberPunk 2077. Sendo assim, caso desejar expandir o espaço, deverá ter mais slots.

Muitas placas não economizam nas entradas de SATA. Dessa forma, instalar um novo dispositivo HD não será um problema. Entretanto, caso seu objetivo seja utilizar um SSD (possuem desempenho superior e são mais rápidos), é importante verificar a entrada de SATA III.

4- Slots (de novo)!

Slots são uma das principais dicas de como escolher uma placa mãe. Como já citado anteriormente, são eles que definem qual será a qualidade do gráfico do seu PC gamer. Para isso, analise a disponibilidade de PCIe x16. Já as opções de PCIe x1 são menos relevantes e deixam a máquina mais lenta. Portanto, quase não possuem utilidade quando o assunto é GPU.

Analise quantas são as entradas de PCIe 3.0 que estão disponíveis no momento de como escolher uma placa mãe. Elas são poderosas e atuais, devem ter em bastante número. Mas, fique tranquilo: essa informação é importante apenas se desejar utilizar mais de uma placa mãe.

Como escolher uma placa mãe para o PC gamer? Dicas.

5- Recursos onboard

Um grande número de placas já chegam disponíveis com vários recursos diferentes e que não necessitam de instalações a mais. Dessa forma, uma boa opção para aqueles que já estão em busca de máquinas mais simples e sem muitos gastos.

Sendo assim, poderá procurar por uma máquina que já vem com o vídeo integrado e equipamentos de áudio e rede. Algumas que são mais caras, podem vir com equipamentos e recursos ainda mais avançados. Procure por opções com arquitetura em Dual Channel e deverá permitir o overlock.

Como escolher uma placa mãe para o PC gamer? Dicas.

E então, o que achou do artigo que o MEUPC.Net criou para você? Que tal comentar em nosso discord? Ficamos à sua espera!

Fique atualizado

Não perca nossas atualizações e novidades!