Utilizamos cookies para análise e monitoramento de informações para melhorar o site e sua experiência, assim como cookies de publicidade para mostrar anúncios direcionados. Você pode alterar essa escolha a qualquer momento. Leia mais.

Blog

HDMI vs DisplayPort: qual é o melhor para jogos?

Por Daiane em 27 de novembro de 2020 às 12:21

Os monitores games podem estar cheios de opções atraentes aos jogadores. Entretanto, boa parte das vezes, podemos acabar esquecendo de um aspecto muito importante: As conexões DisplayPort e (vs) HDMI.

Como já dissemos aos leitores, montar um PC nem sempre é uma das tarefas mais simples. Portanto, sempre dizemos que são muitos fatores que devem ser analisados de acordo com os objetivos.

Cada marca possui aspectos divergentes entre si e que podem influenciar todo o desempenho da sua máquina. Mas, o que fazer para não se sentir prejudicado com isso? Um passo importante é descobrir qual a diferença entre o DisplayPort e (vs) HDMI. Em suma, todas as características poderão depender de qual é a sua placa de vídeo. Ela é AMD ou Nvidia? Está procurando para um console?

Portanto, neste artigo iremos te dizer quais são as diferenças entre as duas peças e quais são as melhores para jogar com qualidade e ter um melhor desempenho. Se você nunca prestou atenção nestes aspectos, é momento de começar a tomar cuidado!

HDMI vs DisplayPort: qual é o melhor para jogos?

Como surgiram HDMI e DP?

Antes de dizer qual é a nossa recomendação, é importante mostrar quais foram as origens destas duas opções e o motivo pelo qual foram criadas.

O padrão HDMI foi criado para transmitir interface de dados não comprimidos. Dessa forma, é capaz de oferecer uma conexão entre qualquer fonte de áudio com vídeo: DVD, computador, Blu-Ray e muitos outros. Surgindo em 2002, começou a entregar imagens para o DVD apenas em 2004.

Pode-se afirmar que existem 5 tipos divergentes entre eles. Sendo assim, cada um possui uma função diferente, O tipo A geralmente é usado dentro de casa enquanto o tipo E é utilizado dentro de automóveis. Ele é muito maior que as outras opções. O A, B e C que usamos diariamente não mudaram muito e atualmente suportam desde 480p a 10K.

Quando falamos sobre o DisplayPort, foi lançado no ano de 2006 e foi exclusivamente baseado no  padrões abertos e sem royalties. A v1.4 é uma das versões mais potentes e resistentes. Apesar de em 2019 terem anunciado o lançamento de uma atualização, até hoje nunca vimos ela aparecer em placas de vídeos. Já é o final do ano de 2020 e ainda não lançaram. Até mesmo as opções lançadas mês passado pela AMD continuam usando os  DisplayPort 1.4a.

Mas e então, qual é o melhor para jogos?

Existem alguns aspectos relevantes que devemos levar em consideração antes de dizer qual é a melhor para jogos. O primeiro fator é a resolução. O HDMI suporta até 60Hz em 4k na sua resolução máxima. Entretanto, o DP consegue nos mesmos 4K suportar de 24 bit até 90 Hz. Sendo um número consideravelmente maior. Portanto, para aqueles que estão em busca de melhor desempenho na resolução, o DP acaba sendo mais recomendado.

Já quando abordamos sobre a largura de banda, ambos utilizam 36,86 Mbps, ou 0,037 Gbps para transportar áudios. Existem algumas mudanças que são realizadas e informadas antes de analisar os valores informados sobre cada uma das duas peças.

Por exemplo, o HDMI possui apenas 80% de sua largura de banda teórica, chegando a uma eficiência de 97%, a largura do DP é muito menor. O Display Stream está presente nas duas peças e faz com que não perca eficiência visivelmente.

Ambos possuem vantagens e desvantagens, como é possível ver. A primeira opção já possui padrão de relevância por mais de uma década, estando a anos prestando serviços e atualizando. Contudo, o DisplayPort acabou entrando a pouco tempo e ainda não conseguiu receber um bom número em parcela de mercado. Muito pelo contrário: faz mais de um ano que anunciaram um produto novo que ainda não apareceu.

Vantagens e desvantagens

O DisplayPort possui menos largura de banda e o tamanho do fio pode ser uma desvantagem ainda menor. Chega a apenas 3 metros enquanto o cabo de HDMI pode alcançar até 15 m. São duas desvantagens consideráveis.

Entretanto, conseguem apresentar várias telas através de uma única via. Dessa forma, pode-se ser utilizado com o USB Tipo C e que também suporta MST.

Em suma, podemos dizer que ambos os lados podem fornecer boa qualidade nos jogos. Ambos possuem características que podem ser divergentes mas que trazem aspectos positivos quando colocadas em prática.

Assim como diz o site Adrenaline, a melhor opção para aqueles que buscam um para a  Nvidia, no geral seria uma conexão DisplayPort 1.4. Já que faz o uso do AMD poderá optar por maior liberdade, podendo escolher qual convém mais de acordo com o custo benefício.

Mas, o que faço se desejo jogar em novos consoles como o Xbox Series X e Playstation 5? Neste caso, o HDMI acaba se sobressaindo bastante, sendo o mais recomendado. Além disso, já faz parte da conexão disponível neles.

HDMI vs DisplayPort: qual é o melhor para jogos?

E então, o que achou do nosso artigo? Que tal comentar em nosso DISCORD qual a sua opinião? Aguardamos você por lá!

Conheça outros de nossos artigos e aprenda mais sobre o mundo dos games e hardware.

Fique atualizado

Não perca nossas atualizações e novidades!