RX 550 vale a pena? análise e review da placa de vídeo

RX 550 vale a pena? análise e review da placa de vídeo

A RX 550 voltou a ser uma alternativa para muitos gamers que buscam jogar no PC e economizar ao mesmo tempo. Com a falta de estoque das placas de vídeo e o preço subindo em mais de 85%, comprar uma que acabou de lançar pode fazer o bolso sangrar, ainda mais durante uma crise econômica. Portanto, muitas opções mais antigas de desenvolvedoras como Nvidia, Radeon e AMD voltaram à tona com tudo no mercado.

Por ter um dos preços mais baixos, ela veio para substituir a Radeon R7 360. É ideal para entrada e não consegue desempenho tão bom em opções mais pesadas como CyberPunk 2077. Vale ressaltar, além disso, que não possui muitos recursos e é bastante limitada nestes aspectos, mas ainda vale a pena pelo preço baixo que possui.

Ao todo, possui apenas 2GB de memória: já existem alternativas com até 16GB. Apesar de ser mais de entrada, a desenvolvedora continuou com a opção de refrigeramento avançado como as outras alternativas mais caras. Ela não faz barulho e as ventoinhas dispersam bastante do calor, garantindo que não corra riscos durante o overclock.

O consumo de energia também é bem baixo e chega a apenas 65W. Um ponto negativo é o processo de fabricação em 14 nm – quanto maior, maior será a latência e menor o desempenho do jogo. A nova RTX 3080 possui cerca de 8 nm e se tornou a cobiça daqueles que não abrem mão do luxo e da tecnologia.

Especificações da RX 550

Devido ao processo de fabricação e a memória com capacidade de apenas 4 GB e de tecnologia GDDR5, o Overclock não é uma das melhores alternativas. Além disso, ela não é recomendada para a mineração exatamente por causa disso: não consegue realizar cálculos avançados e serve somente para os jogadores iniciantes.

Especificações da GPU
Frequência1,183GHz
Processadores Stream512
Processo de fabricação14 nm
Unidades de Textura / ROPs32 / 16
Especificações (VRAM)
PadrãoGDDR5
Interface128bits
Capacidade4 gb
Frequência7 Ghz

Com os  2,2 bilhões de transistores, ela permite a frequência máxima de 1.183 MHz. Além disso, a RX 550 tem APIs de baixo nível, e permite o acesso direto ao hardware. Com sua tecnologia Polaris, permite até  1,1 TFLOPS.

Apesar de ser mais simples, ela ainda consegue ficar muito na frente de outras opções baratas e que são integradas. De acordo com os testes do Última Ficha, ela chegou em  CS:GO na resolução 1920×1080 e PUBG em 2560×1440. No quesito de preço, é possível encontrar inúmeras opções pelo preço de até R$ 600 (inúmeras opções já que os valores variam bastante dependendo do site).

Neste contexto, pode-se dizer que a RX 550 vale a pena já que possui o preço bem abaixo da média. Para aqueles que gostam de alguma coisa mais robusta e cheia de LEDS, essa não é uma das melhores opções.

Comparações com a RX 550

Sempre é recomendado comparar a placa de vídeo com outras opções do mesmo valor para descobrir qual tem o melhor custo benefício. Neste contexto, entra a GTX 1030 que é bastante usada pela mineração e que chega a 1290 MHz no modo OC  / 1265 MHz no modo Gaming, possui melhor capacidade de overclock (1544 MHz no modo OC  / 1518 MHz no modo Gaming).

A quantidade de memória também é de 2Gb e ambas empatam no tipo de tecnologia. A resolução que chega ao máximo é de 4096 x 2160. O desempenho é superior e custa muito pouco a mais que a RX 550.

Há ainda a R7 240. Entretanto, apesar de custar o mesmo preço, ela tem o desempenho mais inferior que a RX 550. Com imagem  HD 1080p e apenas 780 MHz, acaba sendo uma ótima opção para Minecraft. As saídas de vídeo são VGA + HDMI + DVI. No quesito de quantidade e tecnologia da memória, ambas empatam novamente.

A  R5 220 possui quase metade do preço mas a memória é inferior: DDR3 2048MB. O clock de núcleo é  650MHz. Nessa alternativa, os jogos casuais podem ser uma opção viável. Não consegue-se ter alta textura e qualidade de imagem, muito menos rodar softwares de edição.

E então, tem mais alguma dúvida sobre o assunto? Comente com a gente em nosso DISCORD! Não esqueça de ler mais artigos sobre review e tecnologia ao conhecer o nosso blog, clique aqui!

Conexões de vídeo

Observe abaixo quais são as conexões de vídeo que são disponíveis pela placa:

– HDMI: 4.096 x 2.160.

– DisplayPort: 4.096 x 2.160.

– DVI-D (Dual Link): 2.560 x 1.600.

  • As tecnologias são: DirectX 12, HDMI 2.0, DisplayPort v1.2, AMD App / Stream, AMD CrossFireX, AMD Eyefinity 2.0, AMD HD3D.

E então, tem mais alguma dúvida sobre o assunto? Comente com a gente em nosso DISCORD! Não esqueça de ler mais artigos sobre review e tecnologia ao conhecer o nosso blog, clique aqui!fpsgamesjogos