Tipos de monitores para PC: LCD e LED

Tipos de monitores para PC: LCD e LED

O monitor de computador é o principal dispositivo de saída, que mostra dados ou informação ao usuário. Ao longo dos anos, os monitores para PC evoluíram muito. Dessa forma, dois tipos de monitores dominam o mercado atualmente: LCD e LED.

LCD

Um monitor LCD é como um painel fluorescente e utiliza tecnologia de cátodo frio. Este tipo de monitor é uma melhoria em relação aos antigos monitores de tubo, conhecidos como CRT, que usavam um tubo de vácuo para emitir elétrons no painel fluorescente. O LCD oferece melhorias com quase metade de economia no uso de energia, além de uma baixa interferência eletromagnética (EMI). Também é importante para os consumidores a redução de peso e o design muito mais fino de cerca de 0,5 polegadas de espessura.
Exemplo de monitor LCD: Benq ZOWIE XL2411.

LED

Um monitor LED – diodo emissor de luz, não utiliza tecnologia de cátodo frio e tecnologia fluorescente. Ao invés disso, os diodos luminosos iluminam a tela de uma das duas maneiras diferentes, ou uma combinação de ambas. As luzes LED brancas são agrupadas em torno da borda da tela e difundidas uniformemente, e são chamadas de iluminação de borda. As luzes LED também são espaçadas uniformemente atrás da tela, e elas são controladas com uma opção de “atenuação local”.
Esse monitor é um exemplo de LED: Benq ZOWIE RL2755.

Comparativo entre LCD e LED (LCD x LED)

Resolução 1920×1080

Monitor LCD

Monitor LED

Relação de contraste

 

12,000,000:1

100,000,000:1

Brilho

250 cd/m²

250 cd/m²

Peso

2,4 kg

2,4 kg

Certificado Energy Star (Estrela de Energia)

não

sim

Os monitores LCD são 40% mais eficientes do que os monitores CRT antigos, enquanto que os monitores LED oferecem uma eficiência energética de 20% em relação aos monitores LCD, o que os qualifica com o certificado Energy Star (Estrela de Energia).

O vídeo a seguir, mostra a diferença real de um monitor LCD para um LED. O da esquerda é um monitor LED (22MP55HQ-P), enquanto o da direita é um monitor LCD (L222WS). O primeiro exemplo é assistindo um filme, o segundo em um jogo.
https://youtu.be/WZfooSgyDvE?t=13

Conclusão

Os monitores LCD e LED possuem especificações em alguns pontos iguais, e em outros divergentes. Esses pontos podem ser medidos. Se você é apenas um usuário comum de computador sem necessidades avançadas de imagem, provavelmente não percebe a diferença entre os dois. No entanto, como vimos na tabela comparativa e no vídeo, eles possuem sim as suas diferenças.
Agora uma coisa é certa: se você tem um monitor CRT tubo (que sabemos, é bem dificil mas ainda existe) desajeitado em sua mesa nos dias de hoje, atualize para um monitor LCD ou LED, já que ambos oferecem perfis mais finos, leves e eficientes em termos energéticos, pois o que você gasta para adquirir um desses dois tipos de monitores, você acaba economizando depois na conta de energia.

Referência:

ebay