RTX 3080 Gaming OC 10G: Avaliação, review e comparação

RTX 3080 Gaming OC 10G: Avaliação, review e comparação

A RTX 3080 é uma das placas de vídeo que mais fizeram sucesso na história. Gigabyte, os desenvolvedores, lançaram duas versões de 80 e 90 com refrigeração líquida personalizável que possibilita melhor desempenho e detecta os possíveis vazamentos. Ambas são criadas baseadas através da tecnologia Ampere da Nvidia. As duas foram desenvolvidas pelo mesmo fabricante da RTX 3070, que também é um fenômeno de vendas.

Como consequência disso, o desempenho promete ser superior juntamente com o tempo de vida útil. A RTX 3080 possui um bloco de água acoplado sobre a superfície e é opcional, podendo usar os coolers se for de sua preferência. Já a versão de RTX 3090 tem um bloco completo e selado. Enfim, comparando, a segunda adquire um desempenho ainda mais superior para jogos extremamente pesados. Entretanto, a 80 não fica atrás em quase nenhum quesito: promete ser a revolução de todas as criações já existentes. Tudo pode ser jogado em 4k, mesmo que seja uma opção extremamente pesada.

Em suma, os modelos de refrigeração acoplada e que não se torna obrigatória são:

  • AORUS GeForce RTX 3080 XTREME WATERFORCE WB 10G
  • AORUS GeForce RTX 3090 XTREME WATERFORCE WB 24G. J

Já aqueles com formação AIO que possui a refrigeração completa em líquido acoplada, pode encontrar os seguintes:

  •  AORUS GeForce RTX 3080 XTREME WATERFORCE 10G
  • AORUS GeForce RTX 3090 XTREME WATERFORCE 24G.
RTX 3080 Gaming OC 10G: Avaliação, review e comparação

RTX 3080 Gaming OC 10G – Avaliação e características

Faz parte da 2ª Geração de RT Cores com a 3ª Geração de Tensor Cores. Isso mostra que a qualidade das imagens é algo que se destaca, tendo um espectro ainda maior. São mais de 16,7 milhões de opções juntamente com efeitos de iluminação que são singulares e únicos. Tudo podendo ser sincronizado com os dispositivos  AORUS.

O sistema de resfriamento é um dos mais notáveis, chegando a ter lâminas em rotação diferenciada e alternada em  2x de 90 mm e 1x de 80 mm. Tudo isso contando com um  3D active fan e tela de dissipação exclusiva. Vale ressaltar que, além destes coolers, ainda é possível fazer o uso da água. Com o sistema contra vazamentos, garante que suas peças estarão seguras e não há motivos para preocupações. Além disso, as ventoinhas conseguem girar em rotações opostas, aumentando o fluxo de ar e diminuindo o barulho e pressão.

Elas também permanecem desligadas enquanto está jogando algo que não exige muitos esforços. Liga de forma automática devido a tecnologia 3D Active Fan que nota as temperaturas e esforços da placa de vídeo.

Outro aspecto notável é a Overclock. Devido aos materiais e sistemas de resfriamento, permitem alta capacidade de testes. Essas ações são possíveis devido aos certificados Ultra Durable que fornecem mais desempenho e vida útil ao sistema.

Ao analisar com outros concorrentes como TI de 1080, chega ao dobro de frames por segundo em 4K. Em games intensos, a temperatura permanece sempre em 68-69 graus Celsius. Apesar do tamanho ser um pouco maior que o desejado, ainda é viável na maioria dos gabinetes.

RTX 3080 Gaming OC 10G: Avaliação, review e comparação

Muito mais tecnologia e desenvolvimento

O Overclock pode ser alcançado, por alguns usuários, no valor de +100 MHz e clock de memória de +500 MHz com limite. Além disso, alguns afirmam que o valor ultrapassa consideravelmente a esse. Em suma, depende exclusivamente do tipo dos jogos o programas aplicados sobre a placa de vídeo. O site We PC publicou um teste exclusivo analisando 8 jogos pesados para descobrir quais seriam os resultados. Dentre as opções avaliadas, estava Metro Exodus e Control. O gráfico obtido foi o seguinte:

Consegue rodar todos os jogos de forma simplificada e sem grandes esforços. É emparelhada com um i7 6700k (aumentado para 4,5 GHz) e 16 GB DDR4 3400, todos com refrigeração a ar.

Enfim, como pôde notar, os benefícios da RTX 3080 são os mais variados possíveis. Infelizmente, atualmente não está com um preço tão acessível como o desejado. Entretanto, se esse for o caso, vale a pena esperar um tempo para adquirir a sua.

Acabou fazendo tanto sucesso que em tão pouco tempo de lançamento já foi possível encontrar mais de 200 avaliações na plataforma do Google. Sem contar ainda com todos os blogs e sites que realizaram uma review sobre os lançamentos da RTX 3080 e RTX 3090.

Para saber qual o melhor preço, basta clicar aqui. Nós separamos uma lista com os principais varejistas no Brasil que vendem a placa de vídeo.

E então, qual é a sua placa de vídeo favorita? Comenta com o MEUPC.NET em nosso Discord!