Sites com cursos de informática gratuitos e com certificado

Sites com cursos de informática gratuitos e com certificado

Todo fã de PC e tecnologia que sonha trabalhar na área sabe sobre a importância de se informar e profissionalizar, mesmo que através de cursos de informática gratuitos . A cada dia que passa, a concorrência aumenta de tamanho, novas atualizações surgem no mercado. Isso vale tanto para quem trabalha na área de software quanto hardware.

No dia 21 de dezembro de 2020, o site Brasil 123 publicou uma matéria com a manchete: “Institutos Federais desenvolvem pesquisa e inovação para a sociedade”. E, não é por pouco: Somente o IFRS possui uma centena de cursos 100% gratuitos em que não se paga nada para emitir a certificação. É necessário, somente, acertar 60% das questões nas provas ao fim de cada unidade. O mesmo vale para as outras instituições espalhadas em escala nacional. Em suma, o peso desses diplomas é enorme, já que pertencem a uma federal.

Além destas aulas didáticas na internet, ainda existem as pesquisas realizadas pelos estudantes nesta área. O IFC de Brusque, por exemplo, desenvolveu a rádio IFC Web que toca online por todo o país. Outro projeto que possuem é o desenvolvimento de um aplicativo com horários de coleta seletiva nos municípios do estado. Caso queira saber mais sobre, basta clicar aqui e conhecer o blog que possuem.

Enfim, como você pode ver, são sinônimos de inovação e empreendedorismo, desenvolveram inúmeros cursos de informática gratuitos. O MEUPC.NET separou uma lista com os mais conhecidos deles. Portanto, se quiser saber mais sobre, basta continuar a leitura conosco!

Banco de dados – IFRS

Agora é o momento de lembrar da importância do banco de dados nas ruínas das Torres Gêmeas. Era lá que muitas empresas deixavam as informações guardadas: quem devia, quem havia pago e… absolutamente tudo. Contudo, com o atentado, simplesmente perderam esses registros que estavam salvos nas torres. Foi então que os empresários acabaram se descabelando: a empresa não existia mais, tudo havia sido apagado. Não foram pelas mortes, foi pela ruína de uma marca.

Um ato que revolucionou a tecnologia de banco de dados. Viu-se a importância de haver backups salvos em outros locais, não permanecer com tudo localizado ali.

É uma área que cresce muito, especialmente porque todas as empresas devem possuir alguém que realiza esse tipo de serviço. Para acessar esse ou outros cursos de informática gratuitos ofertados pela IFRS, é necessário acessar a plataforma do Moodle. Insira o seu CPF juntamente com uma senha para que seu login seja identificado pelo sistema juntamente na emissão do certificado.

HTML: Introdução e desenvolvimento de páginas WEB – IFRS

O HTML é cada vez mais importante no mundo digital, principalmente para o marketing: consegue gerar informações mais rápidas que o desenvolvimento Java. Para descobrir como um site foi desenvolvido é bastante simples: basta analisar o link slug dele juntamente com o código fonte. Sendo assim, digite o link em seu navegador e clique nas teclas CTRL + U.

Esse tipo de programação faz com que todos os dispositivos consigam interpretar o documento através de um carregamento mais rápido e eficaz. Também é ofertado pelo IFRS em duas categorias: tabelas e formulários, introdução ao desenvolvimento.

JavaScript – IFRS

Assim como o HTML, é uma linguagem de programação que permite integrar documentos complexos em páginas da web. Geralmente, podem demorar mais para carregar. O mesmo vale para o anterior que deve ser analisado através do código fonte do site. Ideal para quem trabalha com tecnologias de rankeamento no Google e o uso de SEO juntamente com a experiência do usuário UX. Em suma, é como se fosse o recheio de um bolo formado a partir do uso de CSS e HTML.

Outro papel está na segurança de um navegador, em que se começa em ordem de cima para baixo. Também é importante saber como incluir as informações para a proteção de uma plataforma, evitando que sofra com hackers ou decaimentos. Aprenda também sobre termos como código interpretado e compilado e muitas outras coisas.

Após abrir os códigos, é importante que você use o CTRL + F para procurar onde está localizado naquela página. Saber como utilizar deixar com que o site fique melhor colocado e consiga realizar mais vendas, atraindo mais usuários. Abaixo está um exemplo do site Visão Confiável em que possui inúmeras partes com o uso dele:

Inkscape – IFRS

Ele é um software livre de edição eletrônica de imagens e vetoriais. As imagens vetoriais acabam tendo mais implantação em desenhos técnicos e artísticos, são bastante leves em comparação a outros arquivos. A linguagem é XML com  SVG (Scalable Vectorial Graphics).

Ideal para aqueles que desejam trabalhar na construção de sites ou até mesmo de design para Social Media. A profissão está sendo cada vez mais valorizada, especialmente para especialistas que cuidam de redes sociais. Grandes empresas como a Havan já fazem a contratação deles.

CSS: Folhas de estilo – IFRS

CSS faz parte da nossa lista de cursos de informática gratuitos. Ele possui códigos para a formatação de uma página com cores e textos de fundo. Presente em todos os sites, até mesmo aqueles que foram desenvolvidos em plataformas como WordPress. Desenvolvidos pela  W3C (World Wide Web Consortium) em 1996 porque o HTML não continha códigos para formatação de página. Faz parte da massa de bolo formada com o HTML e tendo como recheio o famoso JavaScript.

E então você se pergunta: como assim texto e aparência dele? Muito tempo depois foi inserido no HTML códigos como <p> ou <B>. Essa era a função do CSS, por exemplo: <p>Este é um parágrafo.</p>. <B>Este é um negrito.</B>. É importante que também sejam estudados por redatores.

E então, conhece outros sites com cursos de informática gratuitos e com certificado? Comente em nosso DISCORD e ajude outros membros nos estudos!