Fabricantes respondem à falha da GeForce RTX 3080/3090

Fabricantes respondem à falha da GeForce RTX 3080/3090
NVIDIA RTX 3060 vai igualar ou superar a RTX 2080 Ti!?

Os problemas enfrentados no lançamento das novas placas gráficas Nvidia GeForce RTX 3080/3090 parecem não ter fim.

Aliás, antes mesmo de serem lançadas, a avaliação feita em análises independentes já apontavam para as dificuldades que seriam enfrentadas.

Quando a GeForce RTX 3080/3090 finalmente chegou ao mercado, a situação piorou. Isso porque começaram a surgir problemas com os cartões que foram entregues primeiro.

Ainda que muita gente esteja reclamando, a Nvidia se permanece em silêncio e não admitiu a existência dos problemas.

Setembro liga sinal amarelo na Nvidia

No dia 15 de setembro fabricante Colorful já havia reclamado de problemas de instabilidade na nas placas GeForce RTX 3080/3090.

Dois dias depois, alguns clientes que receberam as placas gráficas deram seus primeiros depoimentos insatisfeitos. Ainda não se sabe se a Nvidia foi avisada.

Em 23 de setembro o primeiro artigo falando sobre o problema surgiu no ComputerBase e um vídeo foi publicado no VideoCardz.com.

No dia 25 de setembro, o Igor’s Labs faz uma análise mais detalhada e aponta os capacitores como culpados.

Somente agora, no dia 26 de setembro, integrantes do conselho da Nvidia fizeram suas primeiras declarações oficiais sobre o tema, ainda sem admiti-lo.

O problema das GeForce RTX 3080/3090

NVIDIA RTX 3060 vai igualar ou superar a RTX 2080 Ti!?

Os primeiros relatos dão conta de que ocorriam quando as placas atingiram 2,0 GHz +, durante a execução dos jogos. Depois disso, foi possível verificar falhas na área de trabalho, de maneira repentina.

Por isso mesmo os usuários têm se demonstrado bastante preocupados com a situação.

Ocorre que, aparentemente, a filtragem de tensão não está ocorrendo de forma adequada. Ou seja, conforme a velocidade do clock aumenta, maiores são as chances de o problema ocorrer.

Enfim, isso tende a prejudicar, principalmente, aqueles que contam com jogos com maior exigência.

Capacitores errados podem ser a chave

As primeiras análises técnicas informam que o problema da GeForce RTX 3080/3090 pode estar relacionado com os capacitores utilizados.

Isso porque os seis capacitores GPU NVVDD/ MSVDD são instalados seguindo regras específicas da Nvidia.

Os chamados AIBs presentes na GeForce RTX 3080/3090 precisam seguir diretrizes pré-definidas pela empresa.

Isso quer dizer que diretrizes subespecíficas, seguidas ao pé da letra podem ser as causadoras do problema. Isso porque há possibilidade de mescla de capacitores.

A Nvídia estabelece normas para a utilização dos Conductive Poluymer Tantalum Solid Capacitor, chamados de POSCAPS.

Além deles, nas placas também há a presença dos Multiplayer Ceramic Chip Capacidor, ou MLCCs. O Problema está relacionado, ao que parece, aos primeiros.

Segundo se apurou, as marcas que optaram pela GeForce RTX 3080/3090 com mais MLCCs têm apresentado um número menor de reclamações.

Mais que isso, as placas gráficas têm recebido até mesmo elogios.

A dúvida permanece

Ainda que a informação sobre os MLCCs seja importante, ela não resolve o problema. Isso porque não resta claro, ainda, se as intermitências estão relacionadas apenas aos capacitores.

Diante disso, cabe a Nvidia refazer uma análise técnica, para poder encontrar a solução

O próprio uso dos MLCCs também é motivo de preocupação para a NVIDIA, uma vez que também podem ocasionar problemas. Isso porque, apesar de baratos e pequenos, eles são mais suscetíveis a rachaduras.

Além disso, tendem a apresentar efeitos piezoelétricos, além e ter temperaturas ruins.

Diante disso a Nvidia se encontra pressionada. Isso porque são os POSCAPS que, usualmente, dão estabilidade para suas placas.

Isso porque eles são mais resistentes e funcionam melhor em altas temperaturas. Ou seja, mesmo que o problema esteja neles, para a empresa será só o começo.

Nvídia prefere não entrar em detalhes

A Nvidia não quis e manifestar diretamente sobre os problemas da GeForce RTX 3080/3090. Outrossim, afirmou que a quantidade de POSCAPs e MLCCs de cada projeto pode variar entre projetos.

Assim, não deu maiores informações sobre o que está sendo feito sobre o caso.

Parceiros dizem estar cientes do problema

A Nvidia desenvolve as placas GeForce RTX 3080/3090 em parceria com diversas empresas, as quais já se disseram cientes do problema.

EVGA, ASUS, MSI, ZOTAC, GALAX, GAINWARD, INNO3D e GIGABYTE já afirmaram trabalhar para solucionar a situação.

A EVGA chegou a informar que a alguns revisores receberam uma placa EVGA GeForce RTX 3080 que estava em outro nível de produção.

A empresa afirmou que está trabalhando para promover a substituição e entregar as novas EVGA GeForce RTX 3080, agora com 5 POSCAPs e sem problemas.

Já a Asus afirmou que todas as placas GeForce RTX 3080 e 3090 usam somente capacitores MLCC. Segundo a empresa, melhorias foram descobertas durante o processo de produção.

A Asus ainda firmou que houve melhoria no espaço de overclocking da GeForce RTX 3090.

A ZOTAC, por sua vez, diante da situação, informou ter disponibilizado um novo driver.

Segundo a empresa, esse upgrade poderia colocar fim ao travamento relatado nos jogos. Contudo, ainda não há informações sobre a eficiência do método adotado.

GIGABYTE defende capacitores

Diante do ataque aos capacitores POSCAPs, acusados de serem os causadores do problema, a Gigabyte se manifestou.

A empresa informou que os capacitores não podem tornar uma placa de vídeo instável. Além disso, informou que POSCAPs e MLCCs tem utilidades diferentes.

Segundo a Gigabyte, as placas GeForce RTX 3080/3090 foram fabricadas de acordo com as diretrizes da Nvidia. Se não bastasse, testes foram realizados para garantir sua qualidade.

Por fim, informou que a empresa não busca diminuir custos utilizando produtos inferiores.

Conclusão

Ainda que o problema das placas GeForce RTX 3080/3090 não tenha sido encontrado definitivamente, a Nvidia começa a se preocupar.

Não foram poucas as notícias e análises dando conta dos travamentos. Além disso, os próprios parceiros já perceberam que algo está errado.

A discussão sobre se os capacitores POSCAPs ou MLCCs são os causadores do problema, ao que parece, durará por algum tempo.

Mas o problema pode ser maior, e a Nvidia precisa agir rápido, pois o estrago na imagem já está bem grande. Os comentários estão cada vez mais detalhados.

Por isso, é preciso que a empresa volte sua atenção para as placas gráficas GeForce RTX 3080/3090. Não porque o problema não seja solucionável, mas porque os clientes precisam disso.

Para os gamers, uma placa de vídeo que trava seus jogos / PC é a fonte dos maiores problemas possíveis.