Gigabyte AORUS RAID SSD 2TB: é bom mesmo? Vale a pena?

Gigabyte AORUS RAID SSD 2TB: é bom mesmo? Vale a pena?

Recentemente, o portal Adrenaline publicou uma análise do Gigabyte AORUS RAID SSD 2TB e argumentou, através do título, que o SSD estava mais para uma placa de vídeo devido às suas características otimizadas: apesar de existirem concorrentes com o mesmo espaço de armazenamento por metade do preço.

Ele possui NVMe 1.3 PCIe 3.0 x8 e conta com 80% mais velocidade que as versões anteriores, o espaço é de 2TB: muito maior que muitos HDs espalhados por aí. É uma tecnologia recente e que justifica a característica do SSD em si (rapidez e agilidade) com o HD (muito espaço). O valor não é um dos mais acessíveis: chega a cerca de R$ 5 mil. O mesmo pode ser encontrado em portais como Kabum e Pichau. Esse valor acaba sendo acima do esperado para os SSDs PCIe 4.0 x4 de 2TB.

Gigabyte AORUS RAID SSD 2TB – pontos positivos e negativos

Um dos lados positivos é que conta com velocidades aleatórias com bom desempenho e ainda tem a garantia de 5 anos fornecida pelos desenvolvedores. Dessa forma, garante a sua assistência sobre qualquer problema que possa acontecer. Outro ponto que vem sendo bastante elogiado é em relação à excelente durabilidade do mesmo, que chega a mais de 7 anos. Durante os processos de análise, ele não sofreu com nenhum problema relacionado a thermal-throtling.

O pensamento em qualidade foi até mesmo no auge para criar um sistema de refrigeração para a peça. Sendo assim, evita-se que haja o aquecimento em excesso e danifique algum dos materiais. Para trazer ainda mais garantia em relação ao tempo de durabilidade do item, é indicado que você esteja sempre mantendo o computador ou PC Gamer o mais limpo possível. Portanto, consegue evitar o aparecimento de camadas de sujeira que impedem a troca de calor.

Já em relação ao aspecto negativo que está no topo é em relação ao preço, que ainda é muito elevado. Sua velocidade, infelizmente, não consegue bater concorrentes como a GEN da quarta geração. O QD (Queue Depth) também conta com a velocidade um pouco abaixo do esperado tendo em vista a peça robusta.

Para os padrões atuais no século XXI, o volume de pSLC Cache em RAID-10 e JBOD acaba sendo muito inferior. Dando uma certa decepcionada nas pessoas que são um pouco mais exigentes. Além disso, o Cache acaba demorando um pouco mais que o esperado para se recuperar. Esse é um ponto que a empresa Gigabyte com certeza terá que pensar nos seus próximos desenvolvimentos para atrair ainda mais clientes.

Ainda está muito caro, e agora?

Existem outras alternativas tão viáveis quanto para jogar games avançados – e até mesmo usar em empresas. Um exemplo disso é o SSD Kingston NV1 2TB,M.2 2280 NVMe. O valor médio deste SSD, que conta com o mesmo espaço de armazenamento, é de R$ 1400. No entanto, pode ser diferente no dia que ler esse artigo devido a oferta e demanda das empresas que estão realizando a venda. O site com o preço mais em conta que encontramos foi o Kabum – que recentemente foi vendido pela Magazine Luíza. 

Essa versão é cerca de 35 vezes mais rápida que o disco tradicional de HD e tem o tamanho pequeno de 22 x 80 mm. Em suma, essa alternativa é ideal para computadores finos e até mesmo para notebooks com espaço limitado. Além de, claro, ser uma ótima alternativa para games online. 

E então, tem mais alguma dúvida se a Gigabyte AORUS RAID SSD 2TB é realmente boa? Comente com a gente em nosso DISCORD e não se esqueça de conhecer o nosso site oficial que aborda um pouco mais sobre computadores e reviews.