Microsoft fecha Mixer e faz parceria com Facebook Gaming

Microsoft fecha Mixer e faz parceria com Facebook Gaming

O Mixer, serviço da Microsoft, estará sendo encerrado no dia 22 de julho. Com isso, a empresa planeja transferir os parceiros e streamers existentes para o Facebook Gaming.

A Microsoft batalhou para alcançar a escala de acessos necessária para o Mixer competir com o Twitch, o YouTube e até mesmo o Facebook Gaming.

Phil Spencer, chefe de jogos da Microsoft, comentou em entrevista:

Começamos bem atrás, em termos de espectadores ativos mensais do Mixer quando comparados com alguns dos grandes players do mercado. Eu acho que a comunidade Mixer realmente se beneficiará do amplo público que o Facebook possui por meio de suas propriedades e das habilidades de alcançar os jogadores de uma maneira perfeita através da plataforma social que o Facebook possui.

Phil Spencer

Portanto, nas próximas semanas, os parceiros e streamers do Mixer já existentes terão status de parceiro também no Facebook Gaming. O serviço, após 22 de julho, passará a redirecionar os usuários para o fb.gg.

Quaisquer streamers que usem o programa de monetização do Mixer receberão elegibilidade para o programa Level Up do Facebook.

Ninja, streamer do Mixer

Esse é o destino dos streamers exclusivos recrutados pela Microsoft, como Ninja e Shroud. Eles irão co-habitar o espaço com os streamers do FB Gaming, como Samira Close e Kami.

Já os visualizadores do Mixer com saldos Ember pendentes, assinaturas de canais ou assinaturas do Mixer Pro receberão crédito no cartão-presente do Xbox. É uma boa notícia para quem curte a plataforma.

O fim do stream da Microsoft, mas início de outro projetos

Outro projeto no qual a Microsoft trabalhará em colaboração com o Facebook é para trazer o xCloud ao Facebook Gaming, permitindo que os espectadores cliquem e joguem imediatamente os jogos que as pessoas estão transmitindo.

Samira Close, streamer do Facebook Gaming

A meta de alcançar 2 bilhões de jogadores no xCloud não foi ajudada pelo serviço. Contudo, o fim do Mixer trouxe algumas melhorias.

Por exemplo, o Microsoft Teams começará a usar parte da tecnologia do ex-serviço para melhorar a interatividade em tempo real e o streaming de baixa latência.

Outra questão é que Spencer vê o término do serviço como o início de oportunidades em torno de jogos para Microsoft e Facebook.

As equipes estão fisicamente próximas umas das outras, já estivemos nos escritórios umas das outras. Você nos verá continuando a desenvolver esse relacionamento… será o começo de futuras oportunidades juntos. Acho que temos muito alinhamento entre as organizações nas áreas em que a indústria está crescendo e podemos nos ajudar.

Phil Spencer

Será que veremos mais colaborações entre as duas empresas? O que você achou dessa? Comente conosco!